Ansiedade infantil: Dicas para solucionar isso!

Ansiedade Infantil - medoA ansiedade ora nos beneficia, ora nos prejudica, dependendo das circunstâncias ou intensidade, e que tornar-se patológico, isto é, prejudicial ao nosso funcionamento psíquico e somático. No dicionário os significados podem ser: aflição, angústia, perturbação do espírito causada pela incerteza, relação com qualquer contexto de perigo, entre outros.

A ansiedade estimula o indivíduo a entrar em ação, porém, em excesso, faz exatamente o contrário, impedindo reações. O fato é que a ansiedade é um transtorno que se destaca na atualidade como consequência do mundo agitado, cheio de tensões.

Este transtorno vem afetando a população de um modo geral, independente da idade, ou seja, hoje em dia, até as crianças estão sofrendo com esse mal.

Dicas

Uma criança de 11 anos ainda é apenas uma criança, não a miniatura do adulto que você gostaria que ela fosse. Não cometa o terrível erro de impor seu nível de maturidade às responsabilidades dela. Se a criança fica aterrorizada com cachorros, você não precisa atravessar a rua toda vez que avistar um. Segure a mão da criança, mantenha tranquilamente seu rumo e passe a mensagem correta: nada de fobias.

O curso Gerenciando a Ansiedade pode ser muito eficiente para você que deseja acabar com sua ansiedade e a do seu filho. Vale destacar que o quadro do seu filho seja mais sério, o aconselhável é ir em um profissional da área para que medidas mais urgentes podem ser tomadas.

A criança ansiosa quer desesperadamente ouvi-lo, mas o cérebro não deixa isso acontecer. Durante os períodos de ansiedade, há uma rápida descarga de produtos químicos e processos mentais que são ativados com um objetivo prioritário para o corpo, que é a sobrevivência.

Por isso, pare por breves momentos e faça algumas respirações profundas com a criança, assim que a criança fique mais calma, é hora de descobrir possíveis soluções.

A alimentação é muito importante para diminuir os níveis de ansiedade da criança. Por isso foque na alimentação do seu filho, ensine-o a consumir alimentos naturais e nutritivos. Mostre a ele a importância de se alimentar bem.

Fazendo um detox inteligente funciona por muitas vezes devido a retirada de vários aditivos que fazem mal ao corpo da criança. Crie uma rotina para seu filho tomar sucos detox.

Confira abaixo uma dessas receitas de suco detox para criança:

Por fim, a preocupação é um mecanismo de proteção. A preocupação soa um alarme em nosso sistema e ajuda-nos a sobreviver perante a percepção de perigo.

Ensine à criança que a preocupação é perfeitamente normal, e que pode ajudar a proteger-nos, e que todas as pessoas de vez em quando experimentam isso.